[Resenha] Memórias de Uma Gueixa

Memórias de Uma Gueixa foi escrito pelo norte-americano Arthur Golden e considerado um best-seller. Teve uma adaptação para o cinema em 2005. O filme é lindo, no entanto o livro é mais rico em detalhes.

Confesso que quando ouvi pela primeira vez a palavra gueixa, o sentido dado a ela foi totalmente diferente do que conheci na história de Golden, que por sinal é um livro fascinante. 

Um dos pontos mais importantes é nos mostrar a fundo a cultura japonesa pré-guerra e depois dessa, segundo por nos mostrar o rigoroso treinamento para se tornar uma gueixa, não bastando apenas ser bonita.

A história é um romance autobiográfico de uma das gueixas mais famosas de Gion - distrito das gueixas de kyoto que se distingue por manter as tradições - Nitta Sayuri uma gueixa de olhos acinzentados de uma beleza exuberante. Nascida como Chyio em uma pequena vila de pescadores, junto com sua irmã foi tirada tragicamente de seu pai logo após a morte da mãe. A princípio não aceita a ideia de ter que se tornar uma gueixa.

Sayiuri sofre muito durante o tempo de aprendiz no okyia (casa de gueixas) e é em meio a uma crise que conhece o "presidente" homem pelo qual se apaixona e luta imensamente contra esse sentimento, já que ela não pode se apaixonar nem ter um relacionamento comum.
Considero um dos melhores livros que já li, tanto para aprender um pouco mais sobre o Japão quanto saber como as mulheres da época eram tratadas. É uma leitura muito rica mesmo sendo de ficção durante todo o livro eu me perguntava se realmente não se tratava de uma história real de tão bem escrita.

É impossível não ler o livro e acreditar que Sayiuri realmente fez uma biografia. Ela se torna uma amiga tão íntima que nos revela seus segredos guardados a sete chaves e apesar de pensar que se trata de uma ficção fico com o coração na mão.


Curta também

20 comentários:

  1. Eu vi esse filme no final do ano e desde então estou louca pra ler o livro. Eu amei o filme e se o livro é mais rico em detalhes, tenho certeza que vou gostar também.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Líbia! Já li Memórias de Uma Gueixa e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei bastante do livro e do filme. Mas, os detalhes do livro sao maravilhosos. De fato, aprendi muito com o mesmo.
    Engraçado que existe uma certa polêmica em relação a ele, a Sayuri original falou que ele inventou muita coisa, que não era desse jeito e quis pedir para o livro ser retirado. O.O
    Mas, não conseguiu porque outros defenderam a veracidade da história.
    Por favor, senhorita

    ResponderExcluir
  4. Oiii Flor, retribuindo a visita!

    E parabéns, a resenha ficou ótima!!!!
    TO seguindo aqui!

    Beijooos!!!
    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, esse livro deve ser show. Vou colocá-lo na minha estante do skoob. Eu não faço ideia do que as gueixas sejam...

    Sucesso no blog ;)

    Convido-lhe a visitar o Lar da Escriturária. Deixe seu comentário com sua opinião e se gostar do conteúdo siga à vontade. Eu mesma só sigo blogs que gosto de ler pra voltar sempre e comentar.
    http://larescrituraria.blogspot.com
    Paz!

    ResponderExcluir
  6. Nossa que resenha legal =) Parabéns!!!!
    Pois é tenho umas amigas que amam ler (essas não tem blog) e elas me falaram mega bem desse livro, já tinha visto o filme e amado e qnd vi o livro por 9,90 na net, não resisti. Ainda não o li mas ainda esse ano quero fazer.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Ei Líbia!
    Confesso que sequer sabia que "Memórias de uma Gueixa" era um livro!! Rsrs...
    Já passei por uma fase em que tinha a louca e concreta ideia de que seria diretor de cinema, e este era um dos meus filmes prediletos!!
    Agora estou curioso para rever (até vou procurar aqui em casa, rs), e ler pela primeira vez!
    Tenho post novo também! Comenta?
    http://www.livroserabiscos.com/2012/07/stacey-jay-julieta-imortal.html

    ResponderExcluir
  8. Já vim muitas resenhas desse livro e fiquei super curiosa, nunca me interessei pela cultura do Japão, mas esse livro faz parecer tão interessante.
    Ótima resenha :)

    Beijoos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Hmmm, parece bom! Fiquei com vontade de ler. Ainda mais porque sou apaixonada pela cultura japonesa!
    beijos

    http://luenealves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu já vi o filme Memórias de uma Gueixa e eu gostei, tem uma história interessante, mas nunca senti muito interesse em ler o livro mesmo sabendo que ele é mais rico em detalhes. Um dia talvez, quando minha lista de leitura não tiver tantos livros eu vou dar uma chance para ele.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Deve ser um livro muito bom, fiquei curiosa.
    Vou procurar aqui na minha cidade.
    Beijos
    http://neversaynever-believe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii!
    Sempre fui louca para ler esse livro *-*
    Deve ser um livro fascinante, espero ter a oportunidade de lê-lo em breve! :)
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas
    http://leituraentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não conheço muito da história, nunca assisti o filme nem nada mas, já pensei em comprá-lo várias vezes pelo preço. Ele parece ser bem interessante, sua resenha me deixou curiosa ;)

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Eu sou louca pra ler esse livro. já participei de mil promoções nunca ganho e não é sempre que acho em livrarias ou sebos (e quando acho não tenho dinheiro)... srsr!! Que infortúnio!!!

    Adorei a resenha, só aumentou minha vontade de ler - muito obrigada por isso (ou não)

    Beeeijos!!

    http://devaneandopravariar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    excelente resenha e COM CERTEZA quero ler esse livro. Já me interessei pelo filme a algum tempo e não sabia que foi baseado em um livro. Sua resenha despertou ainda mais meu interesse.

    Parabéns pela resenha e pelo blog,
    seguindo ^^

    thesongoftheletters.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Eu não li esse livro ainda, mas estou a procura dele em algum sebo, me apaixonei pela menina Sayuri. É um dos meus filmes preferidos.


    Parabéns pelo blog.



    Samantha - Coração Com Tinta
    Facebook: http://www.facebook.com/BlogCoracaoComTinta

    ResponderExcluir
  17. Eu não sabia que tinha o livro! Adorei o filme, apesar de que não pude assisti-lo até o final :(
    Mas o filme me surpreendeu, e sinceramente, a Sayuri é muito linda. E ainda discriminavam ela por ter olhos azuis... rsrs.
    COM CERTEZA vou ler o livro, basta apenas encontrá-lo :)

    ResponderExcluir
  18. Sempre fui louca para ler esse livro, vi o filme na época do lançamento e adorei! Acho a cultura japonesa muito interessante, com certeza é uma ótima leitura. Vou aproveitar para comprá-lo, já que está sempre em promoção no Submarino.

    http://smell-likeoldbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Ah... eu gostei muito do filme... quero dar uma oportunidade para o livro também... gostei muiito do seu blog...
    Beeijos
    Stephanie

    www.minhasegundaface.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oh meu Deus... Hoje eu vi uma mulher lendo esse livro e sabia que tinha ouvido algo a respeito dessa história em algum lugar, ai me lembrei de ter visto em filme, mas não o assisti ainda, só os comerciais dele... A história realmente parece fascinante, despertou a minha curiosidade e vontade para a leitura dele, espero ter a oportunidade de consegui-lo um dia e achei a capa muito linda... Parabéns a editora pelo belo trabalho e para o blog que é muito fofo... ^_^ ... bjs

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.