[Resenha] Nas margens do Rio Piedra eu sentei e chorei - Paulo Coelho

Sinopse: É preciso correr riscos, dizia ele. Só entendemos direito o milagre da vida quando deixamos que o inesperado aconteça.
    Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. Todos os dias procuramos fingir que não percebemos este momento, que hoje é igual a ontem e será igual ao amanhã. Mas quem presta atenção ao seu dia descobre o instante mágico. Ele pode estar escondido na hora em que enfiamos a chave na porta pela manhã, no instante de silêncio logo após o jantar, nas mil e uma coisas que nos parecem iguais. Mas este momento existe - um momento em que toda a força das estrelas passa por nós, e nos permite fazer milagres.
    A felicidade às vezes é uma benção - mas geralmente é uma conquista. Vamos sofrer, vamos ter momentos difíceis, vamos enfrentar muitas desilusões. Mas tudo isto é passageiro, e não deixa marcas.

Esse é o primeiro livro que li de Paulo Coelho, sempre ouviu muitras críticas sobre o autor, a grande maioria falando mal de suas obras e a mídia falando bem. Tudo bem, entendo que é raro ver um autor nacional fazer sucesso no exterior e isso dá ibope, infelizmente.

Ele pode até ser bem cogitado lá fora, mas siceramente ... melhor não completar minha frase.

    Com uma linguagem simples, achei o livro cansativo devido aos "erros" que talvez sejam propositais, fiquei perdida com as falas dos personagens, às vezes parecia ser uma frase de pensamento quando na verdade o personagem estava falando dando a sensação de que ele pegou frases prontas e colocou lá para depois nós anotarmos e reler quando necessário e se sentir melhor. Em muitas partes até pensei que estava lendo um livro de auto ajuda e isso se deve mais pelo tema. Não gostei do toque de ficção e esoterismo que Paulo Coelho quis adicionar ao romance, já ouvi dizer que a maioria de seus livros são assim. Deixo bem claro que não tenha nada contra o tema religião, simplesmente não gostei do modo como Paulo Coelho colocou em seu livro.  Além do mais é uma história de amor comum. Pois ...

    Quem nunca se apaixonou, se decepcionou e depois ficou um período com medo de que isso tudo se repetisse? A personagem principal Pilar é assim, vive com medo das pessoas e acomodada em seu mundinho estudando para concursos públicos até o dia em que uma carta muda tudo. Seu amigo e grande amor de infância a escreve dizendo que irá fazer uma palestra em Madrid. Claro que ela vai na espera de revê-lo e quem sabe reacender a paixão de infância. O que ela não sabe é que ele virou seminarista, mas no livro isso fica um pouco confuso pois tem parte que diz ser seminarista em outra monge já em outra ele é carismático, não entendi o que ele realmente era o que não se pode negar é que esse carinha era super religioso e fazia curas através do poder da face feminina de Deus. O livro todo é baseado nessa teoria do poder da face feminina de Deus.

    O amado de Pilar a apresenta ao mundo religioso dele e ela fica encantada e passa a ter fé novamente e eles poderão ser muito felizes evangelizando juntos.

        E sinceramente, nas margens do rio piedra eu sentei e chorei ... de desgosto. Não digo que nunca mais lerei Paulo Coelho mas não pretendo tão cedo.  Afinal de contas tenho leituras mais importantes.


Curta também

2 comentários:

  1. Minha linda esse autor é bem polêmico mesmo, tem quem ame e quem odeie. Confesso que a anos atrás li vários livros dele e até gostei, mas como hoje tenho uma visão mais crítica vou reler os que tenho aqui em casa assim que possivel para tirar minhas conclusões. Gostei da sua coragem de expôr sua opinião. Sucesso viu!!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei dos outros livros dele, esse ainda nao conheci, mas se você puder leia Diário de um Mago que é bem legalzinho até xD

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.