As Virgens Suicidas – Jeffrey Eugenides

/
0 Comments
As Virgens Suicidas – Jeffrey Eugenides
Páginas: 231
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2012

O suicídio de cinco irmãs choca um subúrbio norte-americano. Em um lugar pacato onde todos se conhecem, acontece o que ninguém poderia imaginar: Cecilia Lisbon de apenas 13 anos é encontrada com os pulsos cortados na banheira de casa, segurando uma pequena foto da Virgem Maria. A partir desse incidente começa o caos da família Lisbon.

Cecilia é levada as pressas ao hospital, o corte não é profundo, mas é recomendado que faça terapia. Seus pais não aceitam alegando que as filhas são tratadas com extremo carinho e isso foi apenas um ‘incidente’. Após alguns dias Cecilia tenta de novo e dessa vez é bem sucedida.

As outras irmãs, Mary, Therese, Lux e Bonnie continuam frequentando o colégio como se o incidente não estivesse acontecido. Esse comportamento não fica restrito a elas, o pai que é professor de matemática no mesmo colégio, evita os outros colegas no intervalo e seus alunos não percebem nenhum traço de trauma e tristeza. É como se o que aconteceu não tivesse passado de um pesadelo, ninguém toca no assunto, alguns por medo, receio e respeito, outros por acreditarem não ser problema próprio.

Fica claro que a mãe, Senhora Lisbon, teve uma parcela de culpa. Fazia extrema pressão nas filhas, não as deixando usar roupas da moda, nem maquiagem, escutar músicas, ou seja, restringindo-as de ter uma vida normal, como a de qualquer outra garota. Em vários momentos é possível perceber o fanatismo da mãe – extremamente religiosa, as garotas só saiam de casa para o colégio e a igreja. Após alguns acontecimentos, elas são obrigadas a ficar em casa, sem ter nenhum contato com o mundo  além da velha casa. O Sr. Lisbon era extremamente manipulável por sua esposa.

A história é contada a partir do ponto de vista de alguns garotos da vizinhança que acompanharam as garotas desde a infância e vão narrando como cada uma foi se deteriorando. Anos depois, quando adultos, as meninas ainda causavam extremo fascínio ao grupo, que de certa forma cultuavam elas e guardavam alguns objetos que as pertenceram. Eles foram atrás de relatos e são esses que vão se emendando e surgindo o que nos é exposto.



You may also like

Tecnologia do Blogger.