Dicas de ouro para o ENEM

O ENEM 2016 acontecerá nos dias 05 e 06 de novembro. Pensando em quem vai fazer a prova, decidi fazer esse guia com dicas gerais para a prova do ENEM


- Mantenha a calma. Sei que pode parecer difícil, mas com certeza vc tem ou conhece uma técnica que te tranquilize. 
Antes de entrar na sala de aula escute uma música que te deixa relaxado. Beba um pouco de água. Faça exercícios de respiração - no YouTube tem vários vídeos que ensinam como fazer. Faça uma oração, tbm ajuda. Pensei em situações alegres, aquela festa divertida com os amigos, aquele passeio no parque. Bons pensamentos atrai boas atitudes.
- Saiba quanto tempo leva da sua casa até o local de prova. De preferência deixe a rota salva no aplicativo de localização, assim não usará o 3g e economizará bateria.
 (o ENEM 2016 acontecerá nos dias 05 e 06 de novembro)

- Tenha uma boa noite de sono. O recomendado é dormir 7 horas por dia. Então, deite mais cedo, evite sair na sexta-feira a noite. Assista a um filme divertido e vá dormir cedo! Se estiver com dificuldade pra dormir por causa da ansiedade (o que é comum) escute uma música, de preferência instrumental (comigo funciona esse tipo)
- É bom levar um lanche, mas saiba que precisa ser algo pra comer rápido e que dê energia. Eu recomendo levar castanha do Pará, barra de cereal sem chocolate (lembre-se que o calor faz o chocolate derreter e que pode fazer bagunça, te sujar o que vai te roubar tempo). Leve garrafa de água, gatorade, a vantagem do segundo é que te dá a sensação de não estar com tanta sede, o que evita idas ao banheiro.
- Lembrando que qualquer garrafa que levar precisa ser transparente e sem o rótulo! No caso das comidinhas, é mais vantajoso levar sem a embalagem e armazenar numa sacola transparente.
- A caneta pra fazer a prova tem que ser na cor PRETA de tubo transparente! Recomendo levar duas pra caso uma estragar. É sempre bom ser precavido.
- Comece a prova pela área que tem mais facilidade! As chances de acertar no que é melhor aumenta e assim sua nota pelo TRI sobe. (Lembrando que no TRI é mais vantajoso acertar mais questões fáceis do que difíceis, dessa forma ele conclui que vc sabe o básico e as questões difíceis não foi no chute).
- Se ficar em dúvida numa questão faça um sinal perto do número da questão, seja uma estrela, uma bola, um coração pra depois voltar e reler com mais atenção.
- Que fique claro que é mais uma prova de resistência e você se esforçou, fez o que pode, não deixe que 10 hrs de uma prova de 180 questões + redação defina sua capacidade e seu esforço. Os conhecimentos cobrados no ENEM só nos mostra o abismo entre a educação pública e privada.

O que achou das dicas? Se você tiver mais alguma dica é só deixar nos comentários.
Sua opinião é muito importante e nos ajuda a oferecer um conteúdo melhor.


Curta também

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.