Criativos Perdidos. E agora?


Sabe quando você trava uma batalha com a sua imaginação e por mais que tenta desenvolver um texto, sai nada produtivo e digno de ser lido?! Se também já passou por isso, ou esta passando, seja bem-vindo ao clube dos ... Criativos Perdidos.
Eis o meu drama. Há alguns dias tento escrever, por mais que eu leia constantemente não consigo produzir um texto relacionado ao assunto.  É verdade, reparem só na maneira repetitiva e nada concisa.
Oh sim, sim, sim! Não sai nada produtivo, criativo ou o que mais se pode chamar ! Tudo o que penso é: Será que algum agente do MIB apagou minha memória bem na parte onde imaginação é fundamental para escrever? E agora o que fazer ?
Aqui vai algumas dicas para quem, assim como eu, esta em situação semelhante.

Título: .... *rabiscos, rabiscos e mais rabiscos*
O que fazer quando um agente do MIB apaga sua memória criativa.
Como evitar o apagão criativo.
O que fazer quando não consegue produzir um texto, ou o que não fazer.
Oh céus, nem um título decente consigo formar! Ok, considerem o título meramente ilustrativo.

Vamos para dicas. esse sim ficou ótimo!

- Leu um livro e esta com dificuldade para resenhar? Então desenhe, o desenho também é uma excelente maneira de expressar sua opinião, não se importe em como sairá os traços, o legal é fazer.

- Conte a história para alguém. Contar histórias é bom para perceber os pequenos detalhes, como por exemplo: descrever um lugar, o personagem.

- Marque as páginas ou algum trecho interessante. Mas por favor, não marque com caneta, lápis ou marcador de texto! Para isso existe as famosas tags que são muito práticas e fáceis de usar ou anote em uma folha separada a página que deseja revisar.

- Use frequentemente o dicionário. Não sei vocês, mas sou maníaca por dicionário, adoro procurar palavras novas e anotar seu significado. Afinal é sempre bom ter um vocabulário mais amplo.

- A última e mais valiosa dica é: Escreva. Escrever é o melhor remédio, mesmo nada fazendo sentido, continue escrevendo. Isso estimula o cérebro e conforme o texto flui as ideias vão surgindo. Não é ótimo?!  

 E vocês, quais são suas dicas?


Curta também

9 comentários:

  1. Ah, Líbia! Como você pode dizer que está entre os "Criativos Perdidos"? Eu adorei seu texto e acabei rindo bastante na parte onde você fala do MIB que pode ter apagado sua mente rsrs.
    Adorei o post!
    Abraços!
    http://blogumjovemleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii ^^

    Escrever é a melhor maneira de mehorar a escrita.

    Aguardo sua visitinha. Estou seguindo.

    Beijos.

    http://www.girlsupimpa.com/

    ResponderExcluir
  3. Líbia, eu sofro muito disso! Li o livro há alguns dias e na hora de resenhar nada me vem na cabeça. Quando um MIB apaga a minha memória, eu procuro ler outras resenhas para me lembrar dos fatos esquecidos. Não é uma cópia, mas sim um lembrete. Não faço para copiar e sim tentar lembrar de algum detalhe e colocá-lo no meu ponto de vista.
    Beijinhos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. No momento também sou uma criativa perdida! E perdidamente perdida a um bom tempo. kkkk'
    Adorei as dicas e por incrível que parece uso quase todas elas, só não desenho.
    O que me ajuda bastante, além de tudo isso, é ouvir uma boa música enquanto escrevo. Pra muitas pessoas faz com que percam a concentração, mas pra mim ajuda muito!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amei o post! Se voce nao esta escrevendo bem, imagina quando escreve?! Acho que a ultima dica funcionou pra voce, hahaha.
    Beijos,

    Leticia
    www.odomdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Líbia, adorei as dicas. Isso acontece muito comigo rsrsss. Vou seguir suas dicas. Isso acontece muito comigo quando vou resenhar um livro, tem vezes que parece que as coisas travam, e por mais que eu tenha gostado do livro, não sai nada.

    passando também para avisar que o post para que escolha
    o livro para ganhar de presente, já está pronto.

    beijos

    marcia-pimentel.blogspot.com.br/2012/12/livros-de-presente-dezembro-para-ler.html

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente, comece a escrever.. ou grave.. sim, às vezes, eu gravo. penso em voz alta enquanto o gravador está ligado.. depois tenho dar uma ordem ao que saiu.. muitas vezes funciona. quando tenho tempo, sento-me ao computador e começo a digitar. uma série de páginas. apenas digito. mais tarde faço uma revisão.

    Boa sorte aí :D

    ResponderExcluir
  8. Ai odeio não saber o que escrever, e o pior é que acontece tanto quando eu gosto muito do livro/filme, quanto quando eu não gosto.
    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/
    P.S. seguindo e aguardando sua visita :)

    ResponderExcluir
  9. Odeio esse tal de bloqueio criativo. Dá vontade de arrancar os cabelos. ¬¬ Estou assim pra terminar um texto que não sai de jeito nenhum. =/
    Gostei da sua dica de desenhar. Nunca tinha pensado nisso (até pq sou péssima com desenhos. rs)
    Beijinhos! Volte sempre!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.