Há vantagens em ser invisível?



Se esta curioso querendo saber se li ou não o livro similar ao título, a resposta é sim, eu li e reli As Vantagens de ser Invisível. E sabe qual foi minha reação? Bem, fiquei horas a fio tentando decifrar o Charlie. E estas foram minhas reflexões sobre esse personagem. Não é uma resenha em si sobre o livro, mas considerei que valeria a pena expor esse texto para vocês.

Qual seria melhor: ser invisível ou gostar de ficar no canto apenas observando.

Até que ponto certas características são normais?

Querer ser invisível e viver em seu próprio mundo imaginário pode não ser algo preocupante. Diga-se, a primeira vista, é considerado como reclusão, porém alguns casos não são apenas de garotos e garotas que optaram por ser antissocial.

Alguns aspectos comportamentais, como por exemplo; mudanças de humor e a relação com os mais próximos podem indicar algo mais sério do que aparenta. Sei que todos têm altos e baixos.

No entanto, fique atento quando algum amigo tiver constantes mudanças de humor e comportamento, talvez ele esteja precisando de ajuda, e não digo aquela ajuda que sempre costumamos dizer “Pode contar comigo”, “Para com isso. Você vai ficar bem”, por favor, pare com frases de livros de autoajuda. Já imaginou que essa pessoa esta precisando de ajuda profissional?

Não sou nenhuma especialista nesse assunto e posso até estar sendo equivocada, mas minha intenção ao escrever esse texto não é ruim. Já sofri muito vendo pessoas queridas passando por momentos de extrema angústia, o pior é que teve uma que não aceitou tratamento. Seja porque tomar remédio é algo que vai te fazer mal, como engordar ou até mesmo por questões religiosas – infelizmente acontece.

Assim como o Charlie essas pessoas sofrem caladas em seus mundinhos perfeitos, tentando sair da realidade em busca de seus sonhos imaginários.

Charlie é extremamente sensível e quem é assim vê o mundo com mais delicadeza e profundidade, talvez até beirando a inocência – assim como ele.

Há momentos que Charlie se mostra inteligente e compreensível e em outros se comporta de maneira infantil, isso é típico da adolescência. Porém com Charlie, há sempre um pano de fundo que mostra uma criança que lidou com problemas traumáticos, como a perda da querida tia Helen e mais tarde, na adolescência com o suicídio do seu melhor amigo. Até aí já teríamos provas suficientes para dizer que Charlie é uma pessoa que precisa de atenção especial.

Talvez Charlie carregue um peso grande demais e pode não ser culpa dele.

Quem sabe você e eu seja um pouco como ele.



Curta também

10 comentários:

  1. Eu já fui invisivel e afirmo que não existem vantagens, é um mundo muito obscuro que por mais que tentamos passar a imagem de que apenas não nos importamos com o mundo externo, a verdade é outra bem cruel, belo texto!

    Me visita também:http://estandybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da reflexão. Ainda não li o livro, quero muito ler. "Quem sabe você e eu seja um pouco como ele." Verdade.

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sabe que ao ler esse texto seu eu também me identifiquei com algumas coisas. Lógicamente sempre fui muito amiga de todo mundo sabe ? Mais eu fui muito do tipo excluida na escola. Sempre ficava no meu canto e não queria problemas. Mais sofria por dentro. Isso é uma coisa muito ruim. E acho que ainda acontece nas escolas esse tipo de coisa.

    Mais com o tempo eu fui aprendendo e amadurecendo. Hoje eu trato minha ansiedade que aliás está bem melhor do que era. Estou feliz e espero continuar bem do jeito que estou =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas quero muito ler. Sobre seu texto, acho que você está certa, temos que saber separar o que é um momento ruim da vida com um comportamento prejudicial ao convivio porque não dá pra viver numa concha o tempo todo, mas o que mais falta nesse momento é amizade verdadeira, falar essas frases feitas, como "você vai ficar bem" e não fazer mais nada é o mesmo que dizer, se vira, temos que nos importar mais com as pessoas.
    gostei do post e do blog,
    bjs

    http://beletrismos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post!
    Eu adoro o livro e foi bem legal a maneira como você abordou esse assunto. Eu sou bem como o Charlie em milhares de aspectos.

    ResponderExcluir
  6. Não li esse livro ainda. Mas comentando sobre seu post, acredito que na maioria das vezes não é vantagem ser invisível. Ninguém vive sozinho, e é feliz sozinho. E acredito também que possa ser um assunto - caso esteja ao extremo - para um profissional resolver. Afinal tudo que é demais, não faz bem, assim como ficar sozinho demais, ser invisível demais, é ruim.
    Gostei desse seu post, achei super interessante, tenho certeza que muitos passam por isso!
    Beijos floorzinha!
    Bianca
    http://naestantedabia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do post.
    Esse livro faz a gente refletir sobre tanta coisa, e você soube explorar no post muito bem.
    Parabéns pelo blog.

    http://fanficsmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Curti mil vezes esse post ... nã li o livro ainda mas já assisti o filme e é bem assim mesmo ás vezes pessoas estão próximas da gente passando precisando de ajuda e um pouco de atenção com os "invisiveis" poderia mudar totalmente essa situação!
    Céu de Letras

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito ler o livro e assistir o filme. Pelo visto você conhece a história, qual você gostou mais? Do livro ou do filme? Quero ler o livro antes de assistir.

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li e não sei se pretendo. Acho que não é minha prioridade no momento, mas curti muito seu texto. Acho que viver em um mundo proprio não é legal. Afinal, pessoas foram feitas para pessoas. Nós leitores mesmo vivemos tanto perto dos livros que nos esquecemos do mundo, as vezes rs
    Beijos
    Atualizado. Comenta?
    http://descobrindolivros.blogspot.com.br/2013/03/eu-li-ate-pagina-cem-e-4.html

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.